domingo, 8 de novembro de 2009

12 - Estadio do Ipatingão, ou seja, Estádio Lamegão. Lazer, Cultura e Esporte.

ÁREAS DE ESPORTES, LAZER E CULTURAL DO MUNICÍPIO DE IPATINGA


PARQUE IPANEMA
É no Parque Ipanema que estão localizados a mais importante atrativa turística, ambientais e esportivos da cidade, onde a mais de 3 (três) décadas o paisagista Roberto Burle Marx idealizou e o Governo Municipal de Ipatinga aprimora, embele
za, dá segurança e disponibiliza aos munícipes as mais diversas oportunidades de prática de esporte, lazer e entretenimento.
Jardim no lago do Parque Ipanema.

O Parque Ipanema é uma das maiores áreas verdes do país situadas dentro de um perímetro urbano. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, cerca de 12 mil árvores plantadas e localizado bem no centro da cidade, é uma área aberta a toda a população. O complexo de lazer foi uma das últimas “obras de arte” do paisagista Roberto Burle Marx, e oferece área de lazer com pista para caminhada e ou corrida, lago com ilha, cata-ventos, brinquedos, anfiteatro e quadras poliesportivas. Recentemente foi instalado um palco para apresentação de shows e espetáculos, dentro da lagoa. Construído com troncos de eucalipto e assoalho tipo deque, que mede 383 metros quadrados.


É no Parque Ipanema que estão localizados os mais importantes atrativos turísticos, ambientais e esportivos da cidade:

· Estádio Ipatingão;
· Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro – CEC 7 de Outubro;
· Kartódromo Emerson Fittipaldi;
· Horto Municipal;
· Farmácia Verde;
· Ecoteca;
· Parque da Ciência;
· Infoteca.
Os moradores de Ipatinga e de outras cidades da região são frequentadores assíduos do Parque Ipanema. O local além de uma segurança ostensiva, possui iluminação, sinalização, sanitários, bebedouros e lixeiras de polietileno. O projeto prevê ainda a instalação de bares, churrasqueria, centro cultural e um restaurante às margens do lago, para proporcionar ainda mais comodidade e lazer para os visitantes.


O escritório da administração do parque funciona no local, de segunda a sexta-feira, no horário de 7 às 18 horas.

Endereço:Avenida Roberto Burle Marx, s/nº, Centro, CEP 35160-000, Ipatinga/MG.Telefone: 31.3829.8563


Estádio Ipatingão: Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito, o Ipatingão.
O Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito, o Ipatingão, é o terceiro maior do Estado, com capacidade para 35 mil espectadores. É utilizado pelo Ipatinga Futebol Clube quando dos jogos pela equipe da cidade no Campeonato Mineiro e no Campeonato Brasileiro pela série C.


Musa do Ipatinga Futebol Clebe Thalita Andrade


Por sua infra-estrutura, atrai a atenção dos principais clubes mineiros, que têm transferido para o Ipatingão alguns jogos por competições nacionais e internacionais. O estádio já sediou clássicos do Campeonato Mineiro, Taça Sul-Minas, Campeonato Brasileiro, Copa Mercosul e Copa do Brasil, com transmissão ao vivo pelas principais redes de televisão.


O Ipatingão, que está localizado no Parque Ipanema, possui 25 cabines para imprensa (rádio, TV, jornais), 20 lugares na Tribuna de Honra, 200 lugares nos camarotes, 4 vestiários para clubes, 1 vestiário para árbitro, 2 placares eletrônicos, departamento médico, salas para polícia militar e para a Federação Mineira de Futebol. O gramado oficial máximo está capacitado para jogos internacionais (110 X 75) e conta com moderno sistema de irrigação subterrânea.
IPATINGA FUTEBOL CLUBE.


Sucesso relâmpago coloca a equipe profissional do Ipatinga Futebol Clube em lugar de destaque em tempo recorde. É com a participação efetiva do Governo Municipal, o envolvimento de empresários e de uma população acalorada, que o entusiasmo e as conquistas acontecem velozmente, promovendo a alegria dos munícipes.

O time nasceu com a necessidade de atender à massa popular, proporcionado lazer, e de criar um clube profissional na cidade que utilizasse o Estádio Municipal Epaminondas Mendes de Brito – Ipatingão, antigo “Lamegão”, construído há longo tempo. Até então esta praça de esportes era utilizada pelos principais clubes do primeiro escalão do futebol mineiro, em competições nacionais e internacionais.


O objetivo era se formar um time representativo, que tivesse condições de disputar lugar de destaque na elite do futebol mineiro e do futebol brasileiro. Para profissionalizar um time de futebol é necessário que primeiramente o mesmo tenha sido um time de futebol amador. Utilizando da estrutura existente e para agilizar o processo, assim é que o então time amador de Ipatinga, Novo Cruzeiro Futebol Clube, recebeu da Federação Mineira de Futebol o registro como clube profissional.


Thalita Andrade - Musa do Ipatinga

O fato histórico acontece em 21 de maio de 1998 e imediatamente após a titulação é feita a mudança de nome para Ipatinga Futebol Clube, que veste as mesmas cores da bandeira da cidade – verde, vermelho, azul, e tendo o branco como componente – começa a construir uma história de vitórias e sucesso.

No seu segundo ano de existência, 1999, o Tigre, como é carinhosamente chamado pela torcida, foi vice-campeão do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão o que o levou à primeira divisão do Estado – módulo II. Neste mesmo ano o time sagrou-se vice-campeão do Campeonato Mineiro da Primeira Divisão – módulo II e, em 2000 , entrou para a elite do futebol mineiro , passando a integrar o Módulo I. Ainda no ano de 2000 o Ipatinga conseguiu o título de campeão mineiro do interior, ficando em quarto lugar na competição, perdendo apenas para os tradicionais Atlético, Cruzeiro e América.


Em 2004, ano em que completava 6 anos de existência , em uma concorrida partida de final de campeonato disputada no Mineirão, o time ipatinguense enfrentou a respeitada equipe do Cruzeiro Esporte Clube. O jogo, regado a emoções, terminou com a vitória do Tigre, campeão mineiro do ano. Em 2005 novamente disputa a final do campeonato mineiro e em 2005.


O Ipatinga Futebol Clube já participou do Super Campeonato Mineiro, Copa João Havelange e Série C do Campeonato Brasileiro, e desse último, disputa mais uma vez com muita garra para ingressar na série B do brasileiro.


Em 2006, no Estádio Ipatingão, o Tigre disputou, em partidas de ida e volta, a semi final da Copa do Brasil contra clubes renomados como: Santos Futebol Clube e Clube Regatas do Flamengo do Rio de Janeiro.


Thalita Andrade

Musa do Ipatinga Futebol Clube

Assim como a cidade; cresce, envolve e encanta a todos que os acompanham.
A sede do Ipatinga Futebol Clube está instalada anexa ao estádio Ipatingão:
Av. Roberto Burle Marx s/nº - Parque Ipanema – Ipatinga – MG CEP – 35160-000

Telefones: 31.3822.5200 / 31.3825.9167 Site:
www.ipatingafutebolclube.com.br


Kartódromo Emerson Fittipaldi Kartódromo Emerson Fittipaldi - Kart Clube Ipatinga – KCI.



O Kartódromo Emerson Fittipaldi - Kart Clube Ipatinga –KCI - foi inaugurado em outubro de 1982, sendo seu nome uma homenagem ao piloto brasileiro bicampeão da Formula 1 Emerson Fittipaldi. Com traçado veloz, área de escape em todo circuito e desenho seletivo, a pista do KCI está qualificada como das melhores do mundo, onde já foram realizados 5 (cinco) campeonatos brasileiros e 19 campeonatos mineiros.



Em 03 de janeiro de 1983 foi fundada a Escola de Pilotagem Ayrton Senna.. Cerca de 500 pilotos já aceleraram nesta pista internacional e muitos deles foram destaques no mundo do kart. Dominaram as máquinas e conquistaram títulos que divulgaram junto com o esporte o nome da cidade de Ipatinga e consolidaram o KCI como um dos melhores do Brasil.



Os Ipatinguenses se orgulham de seus pilotos que iniciaram na escolinha, proporcionaram vibrações eletrizantes e destacaram-se: Marcelo de Assis e Geraldo Schifener como campões brasileiros e sagram-se campeões mineiros Rafael Tochetto, Marcelo Zeferino, Fabrizio Fraga e Marcos Antonio Cambraia, dentre outros.



A última conquista expressiva de Ipatinga foi em 2005 com Alberto Valério, também da escolinha do KCI, consagrando-se campeão Sul Americano de Fórmula 3000.


Há 22 anos em atividade, o KCI vem realizando e sediando eventos de grande importância para o esporte que além de oferecer lazer à comunidade com a oportunidade de assistir gratuitamente a eventos relevantes, contribui de maneira efetiva com a filantropia na cidade com atitudes e ações efetivas. Entre as várias importantes realizações do KCI destacam-se cinco campeonatos brasileiros, que aconteceram em 1985,1988, 1992, 1994 e 2005, além de 19 campeonatos mineiros.


Alguns dados sobre o KCI:
· Localização: Integra o Parque Ipanema e localiza-se na parte central da cidade, em local de fácil acesso;
· Recorde de público:50 000 estabelecido em 1985;
· Comprimento da pista principal: 1200m;
· Largura: 8m;
· Recorde: 42min9s - estabelecido em 2005, pelo piloto Cláudio Cantelli – PR;
· Endereço: Avenida José Júlio da Costa – Centro – Ipatinga – CEP 35l16-000;
· Telefone: 31.3822.2170;
· Site:
www.kartclube.com.br;

[DISTÂNCIAS POR RODOVIAS]
Belo Horizonte – 217 km;
Rio de Janeiro(capital) – 661 km;
São Paulo(capital) – 808 km;
Vitória – 401 km;



CENTRO ESPORTIVO E CULTURAL 7 DE OUTUBRO - CEC 7 DE OUTUBRO
Ginásio Ely Amâncio - Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro -CEC 7 de Outubro.
O Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro -CEC 7 de Outubro -, mantido pela Administração Municipal em convênio com o Centro União Brasiliense de Educação e Cultura–UBEC-, entidade mantenedora do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE-MG- sociabiliza a prática do esporte para atender crianças, adolescentes , jovens , adultos e grupos da terceira idade . As modalidades que o CEC 7 de Outubro disponibiliza são basquete, voleibol, handebol, futsal, futebol de campo, judô, taekwondo, dança (balé e jazz),ginástica olímpica, trampolim acrobático, Iniciação Desportiva Universal-IDU- , além de atividades específicas para a terceira idade.


O CEC 7 de Outubro ocupa uma área de 43.000m² do Parque Ipanema e disponibiliza dos seguintes equipamentos:


· 01 ginásio poliesportivo coberto, com capacidade para 2550 pessoas;
· 01 quadra poliesportiva coberta e iluminada;
· 02 quadras poliesportivas;
· 01 quadra poliesportiva de areia;
· 02 quadras para a prática de malha;
· 03 galpões cobertos para prática de artes marciais e danças;
· 01 palco coberto para shows e eventos religiosos;
· 02 campos gramados para futebol soçaite.


As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, numa freqüência média/aluno de 3 aulas semanais, com duração média/aula de 1h30.



Endereço: Av. Marechal Cândido Rondon, s/n – Bairro Veneza I, Telefone: 31. 3829.8347



Jogos Escolares de Ipatinga – JEI
JEI – Jogos Estudantis de Ipatinga - Minas Gerais. Atletismo.


A administração municipal planeja e faz investimentos através do esporte visando a inclusão social, sendo uma das principais motivações dos Jogos Escolares de Ipatinga – JEI. O JEI mobiliza a cidade trazendo alegria para o universo estudantil regional, gera emprego, aquece o comércio e orienta os jovens para seguir o melhor caminho.



Os JEI movimentam todos os anos cerca de 60 escolas das redes municipal, estadual e particular que disputam mais de 700 jogos nas modalidades coletivas futsal, handebol, voleibol, vôlei de areia e futebol soçaite, além das modalidades individuais atletismo, corrida rústica, natação, judô, karatê, taekwondo, capoeira, dama e xadrez.



Cerca de 10 mil pessoas são envolvidas no evento entre alunos, professores, diretores, árbitros, coordenadores e equipes de apoio.



Neste ano de 2006 as competições tiveram início na primeira semana de agosto e o término está previsto para a primeira semana de setembro.



A escola-destaque dos JEI é o Instituto Mayrink Vieira, que se sagrou campeão geral por sete vezes consecutivas. O Colégio ASSEDIPA foi o campeão nos dois primeiros anos da realização dos jogos.



Muitos talentos são descobertos durante as competições do JEI como o atacante Jajá, ex-América Futebol Clube e que hoje joga na Europa, Kerlon – meia-atacante do Cruzeiro Esporte Clube, as garotas Amanda e Franciele , convocadas para atuar na seleção brasileira de handebol–categoria cadete, além dos muitos atletas que, através do seu desempenho durante as competições, são escalados para representar Ipatinga nos Jogos do Interior de Minas Gerais-JIMI.



Os alunos, de idade entre 11 e 18 anos, são divididos em quatro categorias:
· Infantil – 11 e 12 anos;
· Infanto – 13 e 14 anos;
· Juvenil – 15 e 16 anos;
· Junior - 17 e 18 anos.




Jogos Escolares de Ipatinga – Cultural - JEI Cultural
JEI – Jogos Estudantis de Ipatinga - Minas Gerais. Cultura.



Com a percepção de que a cultura é capaz de promover o crescimento das pessoas, a administração municipal, através dos Jogos Escolares de Ipatinga - Cultural – JEI Cultural, garante oportunidade aos alunos com habilidades culturais além das esportivas, promove integração, incentiva e premia àqueles que participam e mais se destacam com troféus e viagem.




Realizado através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – SEMCEL, os Jogos Escolares de Ipatinga - Cultural – JEI Cultural - acontecem todos os anos, após o encerramento dos JEI, com este mesmo público alvo, tendo em vista que objetivam a participação de alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular, indiscriminadamente.


Através de oficinas ministradas por profissionais nas áreas de artes plásticas , dança, teatro, música e literatura ,os alunos têm a oportunidade de desenvolver atividades que, além de proporcionar-lhes momentos de descontração e lazer, os ajudam a descobrir e ou desenvolver suas aptidões artístico-culturais.


As oficinas acontecem em locais diferentes, de acordo com as características das atividades. Assim, as aulas são ministradas em teatros, clubes, salões e locais que atendam às exigências de cada modalidade. Após os 30 dias de duração do evento, conforme regulamento, os alunos e as escolas concorrem à premiação de troféus e viagem cultural.



Os alunos participantes, inclusive portadores de necessidades especiais, com idade entre 11 e 18 anos, são divididos em três categorias:


· Infantil: 11 a 13 anos;
· Infanto-juvenil : 14 e 15 anos;
· Junior : 16 a 18 anos.

Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC


Beneficiando 8500 pessoas anualmente em cada edição, o Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC –, é resultado de convênio firmado entre o Ministério do Esporte e a Prefeitura Municipal de Ipatinga, com a sensibilidade da administração municipal e a realização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.



O PELC é um programa de inclusão social e tem como finalidade oportunizar práticas de esportes recreativos e de lazer para toda a população.


As vivências são lúdicas e harmoniosas e, através de pequenos e ou grandes grupos, são exercidas manifestações sócio-culturais, artísticas, intelectuais e esportivas como jogos, dança, ginástica, teatro , música, dança de rua, hidroginástica e capoeira.



OPELC atende a crianças, adolescentes, jovens, adultos, terceira idade e portadores de necessidades especiais, com idade a partir de 6 anos. O convênio é firmado a cada ano quando é definido a época e duração do programa.


Em 2005 o PELC aconteceu no período de agosto de 2005 a maio de 2006. A edição seguinte teve início em julho de 2006 com término previsto para fevereiro de 2007.

Os interessados devem procurar um dos 15 núcleos instalados em vários bairros da cidade para se inscreverem. A cada edição do evento são beneficiadas pelo programa 8500 pessoas, que se realizam nos centros de convivências.


Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC – Atividade desenvolvida com grupo da terceira idade.



Jogos do Interior de Minas Gerais - JIMI

Os Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi), são a maior e mais tradicional competição do esporte especializado realizada em Minas Gerais, organizada pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social e Esporte – SEDESE, através da Subsecretaria de Esportes, desde 1985. Os jogos têm como objetivo promover o desenvolvimento da cultura esportiva no estado.



A realização dos jogos é um estímulo para que os municípios envolvidos atuem ativamente em políticas sustentáveis de incremento ao esporte. Assim, são criadas oportunidades para a prática esportiva nas comunidades onde o Jimi são realizados, além de movimentar a economia local gerando vários empregos nas cidades-sede.



Por tratar-se de evento de grande abrangência territorial é realizado em três etapas, culminando em fase final única. A participação de Ipatinga sempre foi destaque: a cidade é penta-campeã geral dos jogos de 1997 a 2001 e vice-campeã em 2002, 2003 e 2005.



Ipatinga e Uberlândia são os principais vencedores dos JIMI. Uberlândia possui seis títulos e Ipatinga cinco.



O título de campeão do ano de 2005 rendeu à equipe de handebol masculino de Ipatinga o direito de representar o estado na XV edição dos Jogos Abertos Brasileiros (JAB’S), realizado no mês de maio de 2006 na cidade de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro. A equipe ipatinguense ficou em 5º lugar geral na competição.


A versão 2006 dos JIMI teve início em abril e a terceira etapa dos jogos, que finaliza o evento, acontecerá de 06 a 15 de outubro na cidade de Patos de Minas.


Alguns dados referentes aos JIMI-2005:
Municípios Envolvidos: 189;
Atletas Envolvidos: 13.912;
Modalidades: 13;
Modalidades para portadores de deficiência: Atletismo, Basquete e Futsal;
Sedes: 22.



Associação Esportiva e Recreativa USIPA


A Associação Esportiva e Recreativa USIPA – o nome surgiu do elo USIMINAS/IPATINGA - é de categoria internacional e um dos maiores e mais bem equipados centros de formação desportiva do Brasil.



Pioneiro na região localiza-se à direita da BR 381, trecho que tem o nome de Av. Presidente Tancredo Neves, na divisa com a cidade de Coronel Fabriciano, às margens do Córrego Nossa Senhora, represado em forma de lagoa, foi fundado em 23 de fevereiro de 1959, por iniciativa da diretoria das Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais – USIMINAS – para atender às necessidades de lazer dos milhares de pioneiros que trabalhavam na construção dessa portentosa Siderúrgica.



Atualmente, o clube conta 5000 associados e mais de 20 mil dependentes dentre os quais aproximadamente 1900 são atletas que treinam nas diversas modalidades esportivas disponibilizadas, competindo nacional e internacionalmente e revelando estrelas.



Em uma área de 400 mil metros quadrados a USIPA abriga uma infra-estrutura que proporciona aos associados várias opções de lazer e, aos atletas, um nível profissional de treinamento equivalente aos oferecidos pelos mais especializados centros do País. O clube dispõe de equipe qualificada de treinadores e profissionais esportivos, além de moderna infra-estrutura que abriga um parque aquático com piscina aquecida, ginásio coberto, zoológico, quadras poliesportivas, centro de treinamento, pista de atletismo, alojamento para atletas, além do Centro de Avaliação e Apoio ao Treinamento – CAAT- que oferece, entre outras tecnologias, o teste de lactado possibilitando, de forma individualizada, atendimento personalizado ao atleta.



Entre os grandes nomes revelados pelo clube estão os judocas Rogério dos Santos e Edilene Andrade que chegaram às Olimpíadas, Euzinete Maria Reis, do atletismo, que ostenta conquistas e recordes nacionais e internacionais e Lucimar Aparecida, que além de atleta olímpica é a atual recordista sul-americana dos 100 e 200 metros rasos. Na natação Fernando Torres, que conseguiu importantes títulos nacionais e internacionais e Flávia Delaroli, que, além de vencer importantes competições no Brasil e no exterior, participou das olimpíadas de 2004, na Grécia.


Além de oferecer lazer, esporte e cultura a USIPA exerce papel social fundamental para a sociedade da região. O clube atende crianças e adolescentes carentes, e oferece treinamento especializado para portadores de necessidades especiais colaborando com instituições como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Serviço Social da Industrial – SESI – e Prefeitura Municipal de Ipatinga.



Endereço:Av. João Cláudio Teixeira Sales, 80, bairro Horto, CEP 35.160-000, Ipatinga/MG, Telefone: 31.3825.2406 Site: www.usipa.com.br

Nada acontece, esperamos um prefeito que realmente que procure fazer uma Ipatinga melhor.


Um comentário: